Sobre

O Laboratório de Ecotoxicologia Professor Caetano Belliboni (Lecotox), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), fundado em 5 de junho de 1991, foi o primeiro no país a obter o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9002, para a realização de ensaios de toxicidade em efluentes líquidos e amostras ambientais. Desde 2006, o Lecotox está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO de acordo com os requisitos estabelecidos na norma da ABNT (NBR ISO/IEC 17025). Essa acreditação junto ao INMETRO refere-se à excelência na realização das atividades de prestação de serviços.

Há 26 anos, o Laboratório de Ecotoxicologia realiza importantes estudos ecotoxicológicos e ambientais com uma equipe altamente capacitada, formada por mestres e doutores reconhecidos na área. Durante esses anos, também foram realizados 2150 ensaios de toxicidade atendendo demandas de diversas empresas, tanto do Polo Petroquímico de Cubatão e do interior do Estado de São Paulo, como de outras regiões do país.

Quanto às atividades de pesquisa, o Lecotox representa referência, participando de diversos projetos, tanto individuais, como em colaboração com diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, tais como por ex.: Unifesp, Unesp, USP, UFSCar, UFSC, FURG e Universidades de Murcia, Granada, Alicante e de Cádiz – Espanha; Universidades do Algarve, Nova de Lisboa, Aveiro e Coimbra – Portugal.